quarta-feira, 18 de abril de 2012

Stop Motion para professores de Artes do Ensino Básico

O vídeo abaixo é resultado de uma atividade acadêmica da disciplina Educação e Tecnologia na Universidade Estadual de Montes Claros, durante o último período do curso de Licenciatura em Artes Teatro. Trata-se de uma animação Stop Motion feita com recursos mínimos: uma câmera amadora Olympus  D-435 e massa de modelar da mais barata do mercado. O objetivo foi criar uma animação sem utilizar equipamento profissional e analisar este tipo de atividade e suas possibilidades para serem aplicadas em aulas de artes para alunos do ensino básico em escolas públicas.  

Video produzido em 18.11.2011

A técnica stopmotion não fazia parte da grade do curso de Licenciatura em Artes Teatro, a experimentação com a técnica foi sugerida pela professora da disciplina, Terê Narciso, onde resolvi produzir o vídeo por contra própria e de maneira intuitiva.

Claro que se desejar um resultado profissional, terá que ir muito além disso e preparar um studio com equipamento apropriado, produzir bonecos, cenário e afinar a luz adequadamente. Mas imagine só, se você é professor de artes em uma escola pública, onde os recursos são mínimos, mas hoje em dia até alunos mais humildes têm acesso a informática devido a inclusão digital. Experimentar atividades dentro do contexto social dos alunos é uma atividade que tira você da zona de conforto e te força a extrair um pouco mais da sua capacidade criativa e te induz a improvisar, pois propor exercícios que consomem recursos não é financeiramente viável, pois o governo não prepara as escolas para isso. Além disso, Stop Motion é uma técnica de animação muito simples onde o resultado depende da maneira como a produção, direção e execução da animação é realizada, dependendo do desempenho, o resultado poder ser surpreendente e superar expectativas.

"Animação stop-motion é uma produção cinematográfica que funciona assim: você tira uma foto de um boneco ou objeto, em seguida, o move e tira outra foto. Esta técnica de animação faz com que um objeto manipulado fisicamente pareça se mover por conta própria a partir dos quadros individualmente fotografados, criando a ilusão de movimento quando a série de quadros é jogado como uma seqüência contínua". PRIEBE, M. E. The Art of Stop-Motion Animation. Vancouver: Vanarts, 2006.

Nenhum comentário: