terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cadê os Carros Voadores?

Alguns filmes de ficção dos anos oitenta e noventa costumavam mostrar ao público um futuro com carros voadores ou aeronaves similares, de qualquer forma, eram veículos de transporte urbano que voavam pelas cidades, entre os prédios e ruas. 

Alguns desses filmes eram "Blade Runner" (1982), um filme distópico sobre androides dirigido pelo incrível Ridley Scott, "De Volta Para o Futuro 2" (1989), divertida trilogia sobre viagens no tempo dirigida e escrita por  Robert Zemeckis onde o segundo filme conta com uma incrível viagem para o ano de 2015. "Total Recall" (1990), conhecido aqui no Brasil como "O Vingador do Futuro",  em que o enredo apresenta ao público a aventura de um operário chamado Douglas "Doug" Quaid, que recorre a um implante de memória para poder simular uma viagem a Marte, o filme ganhou uma refilmagem em 2012. Temos também "O Quinto Elemento" (The Fifth Element) de 1997, em que enredo se baseia numa ameaça alienígena à sobrevivência da humanidade. No momento esses foram os filmes que lembrei, mas existam vários outros filmes de ficção científica com carros voadores. 

Não posso deixar de mencionar "The Jetsons" que parece ter sido o estopim desse clichê  em obras cinematográficas de ficção científica. O desenho animado foi transmitido de 1962 a 1963, exibida no Brasil pela TV Excelsior, depois de 1985 a 1987, exibida pelo SBT e atualmente, exibida pelo canal Tooncast. Essa série introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro...


O carro Deloran era a máquina do tempo criada pelo cientista Dr. Emmett Brown, na trilogia De Volta Para o Futuro. O carro já podia voar a partir da cena final do primeiro filme, em que o Dr. Brown revela ter visitado o futuro.


 Em Blade Runner, o carro Spinner e seu estiloso design "hightech" realiza um pouso.


Carros sobrevoam entres os prédios em cenas do filme O Quinto Elemento.


Em De Volta para o Futuro 2, Marty foge de uma gangue utilizando um hoverboard, uma espécie de prancha voadora substituindo o Skate. No filme é comum ver pelas ruas carros pousando ou voando.



Mas vamos voltar ao presente, já estamos em 2013 e há alguns anos leio na internet notícias sobre protótipos, carros voadores híbridos, carros híbridos com assas de aviões que podem levantar vôo e fazer decolagens, etc... todo tipo de pesquisa envolvendo a maneira ideal de produzir carros voadores e uma forma de viável de como esses caras se locomoveriam pelas cidades sem colocar em risco a vida das pessoas. Embora a promessa dos carros voadores chegarem ao mercado venha acontecendo desde 2008, prometendo o lançamento no mercado para o ano de 2010, depois para o ano de 2013, e depois para a década de 2020, até o momento nenhum carro voador comercial voando pelas cidades.

Quem se divertiu na infância assistindo os carros voadores na cidade Hill Valley em 2015 e o hoverboard de Marty MacFly (De Volta para o Futuro 2) não terá muita esperança em ver esse tipo de invenção se tornar realidade nos próximos anos.


Próximo Post: "Melhores carros Sci-Fi".


Nenhum comentário: