terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Falta Educação Musical

Verdade seja dita, o guitarrista Marcos Pópolo escreveu uma belíssima reflexão a respeito da decadência cultural da música no Brasil:

"Fico pensando que se o ensino da música fizesse parte do ensino fundamental no Brasil e de uma maneira séria, com profissionais capacitados realmente, essa porcaria toda que dão para as pessoas ouvirem em rádio e TV (e internet comprada) acabaria. Porque quando a gente reclama que o nível da música só vem caindo, a gente se dá conta que depois que tiraram música das escolas, ano após ano a coisa foi ficando cada vez pior. E isso independe do estilo musical.

No colegial eu tive um professor de geografia que disse assim numa aula: Nenhum de vocês tem opinião, mesmo aquele que diz ter opinião, na verdade não tem. Todo mundo se doeu, e o professor logo foi afastado, por dizer coisas assim com frequência na sala de aula.

Ele sabia que as pessoas que achavam ter opiniões estavam iludidas com as opções "a" "b" ou "c" que nos dão todos os dias. Ele só queria mostrar que para se ter opinião, era preciso sair das alternativas prontas que nos davam. Dizer que ovo frito é a melhor comida do mundo quando só se conhece ovo frito, arroz e feijão, é não ter opinião, segundo ele, porque você estaria sendo manipulado a uma escolha limitada. Agora se você dissesse que ovo frito é a melhor refeição do mundo após ter experimentado por várias vezes inúmeros pratos da cozinha mundial, daí sim poderia se dizer que você tem opinião, afinal foi lhe dado o conhecimento para opinar.

Na música é exatamente assim. As pessoas (generalizando e não falando de meus amigos aqui, que sei que a maioria é bem instruída musicalmente) são cheias de "opiniões" porque não estão abertas para conhecer o novo. Foram deseducadas para consumirem a porcaria barata que lhes dão.
Exemplo: A maioria das bandas de rock que aparecem hoje são uma verdadeira droga! E vem vender aqui no nosso país! Por que será? 

Cantores desafinados ou clones, guitarristas sem sequer saber o que é ter um vibrato decente, bateristas que acham que bumbo duplo fazendo a mesma merda é tocar bem... Enfim, é um verdadeiro lixo!

Existem exceções, ainda bem! E eu não estou apontando o dedo para ninguém especificamente, pois como músico, ainda tenho muito o que aprender.

Mas é que não se trata de meu ponto de vista, e sim de muitos e muitos outros músicos que enxergam a mesma coisa e que estão perdendo voz no meio de um monte de "surdos" opinando (e escrevendo em jornais, blogs...) como se soubessem o que falam!

Eu precisei ser humilde para entender o que o professor queria dizer. Mas a maioria não quis escutar, pois ninguém gosta de ouvir coisas assim, quando a carapuça serve."

Nenhum comentário: